Infraestrutura

Laboratórios

 
Para o apoio de atividades experimentais, o MAASA conta com laboratórios de uso prioritário (aqueles vinculados aos professores permanentes do curso) e laboratórios de uso compartilhado (aqueles de outros programas de pós-graduação, mas, que, eventualmente, são disponibilizados pelos responsáveis para utilização por pesquisadores do MAASA). Dessa forma, o MAASA tem um suporte laboratorial compreendendo: Laboratórios Físico-químicos de Análise de Água e de Bacteriologia do Departamento de Engenharia Ambiental (LABDEA), o Laboratório Experimental de Saneamento, e o Laboratório de Águas do Departamento de Engenharia Ambiental, O Laboratório de Malacologia e Ecologia de Bentos (LAMEB) localizado no Instituto de Biologia da UFBA e o Laboratório de Química Analítica Ambiental localizado no Instituto de Química da UFBA.
 
Os Laboratórios Físico-Químicos de Análise de Água e de Bacteriologia do Departamento de Engenharia Ambiental (LABDEA) possui diversos equipamentos para a análise da qualidade da água. No total, esse laboratório possui 264 m² de área útil, possibilitando a realização de análises físico-químicas e microbiológicas na matriz água e está equipado para realização de análises de diversos parâmetros de análise físico-química, dispondo de equipamentos tais como: espectrofotômetro de absorção molecular no UV-Vis, digestores de nitrogênio, destilador de nitrogênio, pHmetros, condutivímetros, turbidímetro, câmara de DBO, analisador de fluoreto, sonda multiparâmetro, oxímetro, estufas, fornos muflas, dentre outros. Além disso, o LABDEA também realiza análises microbiológicas.
 

 LABDEA

O Laboratório de Malacologia e Ecologia de Bentos (LAMEB) está localizado no Instituto de Biologia da UFBA, com ampla experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biomonitoramento do meio aquático, o LAMEB fornece suporte às pesquisas relacionadas à dinâmica de populações na Baía de Todos os Santos, monitoramento de comunidades bentônicas e dinâmica de populações de organismos aquáticos de interesse extrativista, incluindo os trabalhos vinculados ao MAASA.
 
O Laboratório de Química Analítica Ambiental está localizado no Instituto de Química da UFBA e permite o desenvolvimento de pesquisas na área de Química Ambiental e Química Atmosférica como linha básica, Química Ambiental, incluindo realização de análises físico-químicas para o monitoramento da qualidade da água e desenvolvimento de técnicas de amostragem de ar e de água. O laboratório possui um equipamento para a realização de Fluorescência de Raios-X por dispersão de energia, além de cromatógrafo iônico, espectrofotômetros e cromatógrafo gasoso associado à espectrômetro de massa.
 
Com o apoio da FAPESB, houve a ampliação das instalações laboratoriais com a criação do Laboratório de Águas, que possibilita a realização de ensino, pesquisa e extensão em Fenômenos de Transporte, Hidráulica e Saneamento. A construção do Laboratório de Águas foi concluída em 2020 e esse laboratório absorveu as atividades do laboratório de Hidráulica Experimental e ampliou as possibilidades de ensino e pesquisa com a aquisição da licença acadêmica do software Ansys CFD, em 2020.
 
Os equipamentos de grande porte disponíveis no Laboratório possibilitam a realização de experimentos sobre a estrutura interna do escoamento (experimento de Reynolds), sobre escoamentos em condutos forçados, incluindo a medição de pressões e cálculos de perdas de carga localizadas e distribuídas, medições de velocidades com tubos de Pitot, medição de vazão com rotâmetro e com o método volumétrico; possibilita a realização de experimentos com bombas associadas em série e em paralelo, além de bombas isoladas no sistema elevatório; realização de experimentos sobre escoamentos através de orifícios de diferentes diâmetros e consequente cálculo/análise de coeficientes de vazão; experimentos em canais, com a demonstração de escoamentos em regime permanente e uniforme, em regime gradualmente e bruscamente variado e propagação de ondas ocasionadas pelo fechamento e abertura de comportas; escoamentos através de orifícios e vertedores com diferentes formas, incluindo os de soleira espessa; experimentos em um canal em degraus semelhante a uma escadaria drenante; experimentos em uma turbina Pelton; experimentos sobre hidrostática, medição de viscosidade dinâmica, entre outras possibilidades.
 
Laboratório de Águas
 
Recursos de Informática
 
Os grupos de pesquisa liderados por docentes permanentes do MAASA disponibilizam computadores para os alunos do curso, distribuídos nas salas de pesquisa do MAASA e no Laboratório de Tecnologias Limpas - TECLIM. Esses computadores são ligados em rede com o servidor da Escola Politécnica e da Universidade Federal da Bahia e equipados com os devidos acessórios e softwares genéricos e específicos devidamente licenciados (SIMAPRO, MATLAB, HYSYS, MODFLOW, modelo regional de clima HadRM3P, Environment for Modeling, Simulation and Optimization - EMSO - dentre outros). Esses softwares são fundamentais, por exemplo, para o aprimoramento dos resultados das pesquisas na área da modelagem de dados hidrológicos, ambientais, simulação de processos biológicos e físico-químicos, hidrodinâmica e análise de ciclo de vida.
 
A Escola Politécnica da UFBA possui uma sala devidamente construída e equipada com hardware e software específicos para realização de vídeo conferências. Essa sala possui isolamento acústico e é constantemente utilizada pelo MAASA para realização de bancas de defesa, seminários, etc. Essa infraestrutura tem sido fundamental para a garantia do processo de internacionalização do Programa sem a necessidade de recursos financeiros vultuosos, pois, têm permitido ao Programa contar com examinadores externos e palestrantes que contribuem de maneira remota por meio do uso de softwares que possibilitam comunicação de voz e vídeo via internet.
 
Biblioteca
 
O MAASA utiliza o acervo da biblioteca da Escola Politécnica da UFBA, instalada em uma área total igual a 485 m² sendo que 135 m² destinam-se a salas de leitura/estudo e 350 m² correspondem a área do acervo. Atualmente a biblioteca da EPUFBA possui acervo de 6.000 títulos e 40.000 exemplares disponíveis para professores, alunos e funcionários para empréstimo e para consulta por toda a comunidade. Possui, ainda, 800 títulos de periódicos entre nacionais e estrangeiros. 
 
O acervo é bastante significativo na área de Engenharia Ambiental, existindo uma biblioteca especifica na área de prevenção da poluição, produção limpa e ecologia industrial, montada na Escola Politécnica através do aporte de recursos financeiros específicos do órgão ambiental do Estado da Bahia, PETROBRAS e órgão de fomento à pesquisa (CNPq, CAPES e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia). 
 
Os alunos de Pós-Graduação contam também com 20 computadores na Biblioteca para suas pesquisas, a partir dos quais podem acessar o sítio de periódicos da CAPES e os demais sistemas eletrônicos de pesquisa bibliográfica disponíveis na UFBA (Portal de Informação da UFBA - PROSSIGA, Web-of-Science, Scielo, COMUT, Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas, Banco de Teses, Derwent Innovations - para patentes, entre outros). A biblioteca da Escola Politécnica, também, possui salas (aproximadamente 9 m²) para pequenas reuniões em grupo equipadas com computadores e monitores do tipo smart tv que permitem acesso às redes sociais e realização de pequenas conferências via skype. 
 
Está disponível para os alunos de pós-graduação o acesso ao Sistema de Biblioteca da UFBA, que reúne as bibliotecas setoriais e a Biblioteca Central, que disponibiliza o banco de dados ProQuest5000 cujo acesso é realizado pelo Portal de Periódicos da CAPES. Esta base de dados compreende uma coleção de periódicos com textos completos, com ênfase nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia, disponibilizada junto com a base ABI Inform Global. Estão disponíveis também tabelas de conteúdo e resumos de outras publicações não assinadas pela CAPES. Nestes casos, os textos completos dos artigos poderão ser obtidos "on line" mediante pagamento ao editor, ou através de programas de comutação bibliográfica, como o COMUT, que localiza documentos no Brasil e no exterior e fornece as cópias solicitadas. 
 
A Universidade Federal da Bahia também disponibiliza acesso à Base de dados SCIFINDER SCHOLAR, desenvolvida pelo CAS (Chemical Abstracts Service), que contém atualmente mais de 23 milhões de documentos, indexados a partir de 8000 periódicos de todo o mundo, e cobrindo informação a partir desde 1907. As fontes incluem: revistas, patentes, palestras, teses, relatórios técnicos etc. As patentes englobam mais de 3 milhões de documentos originados em 43 países.
 
A biblioteca de engenharia da Escola Politécnica está automatizada permitindo o acesso on-line ao acervo e funciona diariamente entre 8 h e 22 h.
 
Outras Informações
 
O MAASA possui secretaria própria e autônoma instalada no Departamento de Engenharia Ambiental, 4° andar da Escola Politécnica da UFBA em uma sala com aproximadamente 16 m² com espaço exclusivo para a coordenação do curso.
Português, Brasil